sábado, 19 de dezembro de 2009

UMA VIAGEM; MUITA DESIGUALDADE!


Fizemos uma viagem a Mato Grosso do Sul adentro, de Três Lagoas a Ponta Porã, divisa com o Paraguay, e claro, visitamos o solo paraguayo. Foi uma viagem muito prazerosa, pude ver algumas araras, peixes maravilhosos, lindos rios, belas planícies, enormes plantaçoes de soja e cana de açucar, pessoas humildes e companheiras e muito mais.
Mas algo aguçou minha mente, e desde então não me inquietei a exclamar: è muita desigualdade!
Fiquei muito indignado com a quantidade de terras inutilizadas, muitas delas, posses de grandes fazendeiros, kilometros e kilometros de terra produtiva sem produção alguma.
Não pude deixar de pensar nas familias que vivem em situação de calamidade, tumultuadas, expremidas em minúsculos cômodos, sem espaço para produzir, sem oportunidade de colocar em pratica suas forças fisicas. Foi como que automatico, a pergunta que me fiz: Por que tanta terra nas mãos de uns e muitos sem nada? Por que as pessoas, muitas vezes, morrem e matam em disputas por um pedaço de terra nas grandes cidades, se sujeitando a enchentes, deslizamentos e vários outros problemas socias, se a tanta terra sobrando nesse país?
Busquei resposta na biblia para tanta desigualdade, não poderia acreditar que isso fosse a vontade de Deus, e não é! Descobri na bíblia que Deus sempre se preocupou com a divisão e manutanção da terra. Veja o que descobri:
Deus se preocupa com a manutenção da terra:
"Seis anos semearás a tua terra e recolherás os teus frutos; porém, no sétimo ano, a deixarás descansar e não a cultivarás, para que os pobres do teu povo achem o que comer, e do sobejo comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com teu olival." Ex. 23.10 e 11
Como podemos ver acima, a terra precisava de um ano de descanso, o sétimo ano, isso seria uma benção não só para terra, mas também para os mais nescessitados, pois durante esse ano de descanso para a terra, o que ela desse, por si mesma, deveria ser dos pobres. E esse cuidado de Deus, não para aí, pois havia também o ano jubileu, veja:
"Santificarei o ano qüinquagésimo e proclamarei liberdade na terra a todos os seus moradores; ano jubileu vos será, e tornareis cada um a sua possessão, e cada um a sua família... não semeareis e nem segareis o que dele nascer de si mesmo..."Lv. 25.10 e 11
No ano jubileu, tudo deveria voltar a posse do primeiro dono, ou seus herdeiros e era um ano de descanso solene.
Talves você queira me perguntar: O que eles comeriam? Veja, Deus já sabia de sua pergunta e deixou escrita na bíblia a resposta:
"Se disserdes: Que comeremos no ano sétimo, visto que não havemos de semear, nem de colher a nossa messe?
Então, eu vos darei a minha benção no sexto ano, para que dê fruto por três anos. No oitavo anosemeareis e comereis da colheita anterior até ao ano nono; até que venha a sua messe, comereis da antiga"Lv 25.20-22
Eu não seria capaz de te dar melhor resposta que essa!
Além disso, Deus se preocupa com a divisão das terras. Veja:
"A tribo mais numerosa darás herança maior, à pequena, herança menor; a cada uma, em proporção ao seu número, se dará a herança."Nm. 26.54 e 55
O povo estava prestes a entrar na terra prometida e Deus se preocupou em dividir a terra para que não houvesse desintendimentos entre o povo. Deus pediu a Moisés que fosse levantado um censo, e através desse censo fosse dividida a terra; assim, cada um teria de igual posse.
Deus não muda, Ele é o mesmo, hoje e sempre há de ser. Tenho certeza que lá de cima Deus olha para a terra e vê quanta ignorância tem praticado a humanidade.
Não resta duvida de que o homem esta se destruindo ao afastar-se dos preceitos de Deus.
A terra não suporta mais tamanho abuso.
Posso afirmar que todos os problemas, sociais, ecológicos, econômicos, morais e de saúde, são resultado da desobediência humana.
Talvez você, ainda resista em dizer que isso não tem nada a ver. Eu prefiro em vez de responder com as minhas palavras, pois sou falho, responder com as palavras do Senhor:
"Observai os meus estatutos, guardai os meus juízos e cumpri-os; assim, habitareis seguros na terra." Lv. 25.18
Muito obrigado por visitar o meu blog. Ele, assim como todos os meus bens, uso na pregação do evangelho. Foi para isso que Deus me salvou, para servi-lo, e faço isso com alegria.
Que Deus te abençoe nessa sua luta diaria e que você possa encontrar nessas poucas palavras, conforto, paz, reflexção, ou que ao menos se sinta incomodado a conhecer mais a palavra de Deus.
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário